Praias acessíveis já





Olá Pessoas, estou aqui pra relembrar nesse post um Projeto que começou através de um amigo e seu entusiasmo – o Rodas D’Água. Não foi adiante, mais acredito que ainda vamos reativar as energias para reerguê-lo e seguir em frente como o “Praia Para Todos” que já está a todo vapor nas praias cariocas.

Nas fotos acima, estão alguns cadeirantes entre eles euzinha que na improvização nos juntamos pra curtir uma praiana. A tenda nós pegamos emprestado da Escolinha de Pescadores da Praia da Costa que já fica no local. Parentes, amigos e fisioterapeutas além da ajuda extra dos salva-vidas, estavam presentes para nos dar o devido apoio. A cadeira anfíbia foi cedida por outro amigo. E assim foi possível nos adaptarmos à falta de acesso para tomarmos aquele delicioso banho de mar. 

Por isso, para que nós cadeirantes possamos apreciar a praia com dignidade, e que não seja somente do calçadão, precisamos de um conjunto de ações e disponibilizações de empresas privadas em parceria com o governo afim de montar a estrutura básica para fazer acontecer. Nossas dificuldades de acesso a praia como cadeirantes vão desde a ausência de uma infra-estrutura adequada às grandes extensões de areia sem a devida adaptação, ou seja, acessibilidade zero.

A estrutura básica incluiu esteiras para a passagem das cadeiras de rodas, e as cadeiras anfíbias que se deslocam facilmente na areia e bóiam na água. As atividades devem contar com a orientação de profissionais da área de educação física e fisioterapia além do apoio de voluntários.

Outros projetos semelhantes como a ONG Adapt Surf que realiza o “Surf Adaptado” e o “Praia Acessível” nos traz amostras que essas ações inclusivas são práticas que já deram certo e que agora precisam se expandir a outros Estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devotees

Pessoas com deficiência x sexo

Ser cadeirante...